BAUZERA

PEDRA DO BAÚ

shutterstock_72726022

Escada da Pedra do BAÚ

A Pedra do Baú foi escalada pela primeira vez em 1940 pelos irmãos Cortês. Sambentistas, Antônio e João se cansaram de apenas olhar a imponente muralha e após um sonho no qual Antônio disse ter visualizado o caminho a seguir, os dois partiram para a empreitada. Ao chegar na face sul, Antônio pediu ao irmão que não o acompanhasse, pois se ele morresse tentando a proeza, já que era o mais velho, não teria muito a perder. Após horas de luta, galgando paredes cheias de vegetação e rocha, usando um sapato de sola de couro que era bem pouco aderente, Antônio teve de derrubar uma árvore e usar o seu tronco para vencer um trecho mais vertical e assim chegar ao topo da Pedra, onde soltou fogos para avisar a todos da sua conquista.

Cortês na escada da face sulOs irmãos Cortês, patrocinados pelo empresario paulista Luiz Dumont Villares construíram duas escadas para acessar a montanha, que ficaram prontas no início da década de 50, junto com um abrigo, que foi o primeiro abrigo de montanha do Brasil.

Hoje em dia a subida das escadas ainda é um desafio. A caminhada dura cerca de 1 hora e a subida, o mesmo tempo. Certifique-se de que o clima está bom e leve lanche, água, agasalho e lanterna..

Se você não domina as técnicas de segurança ou não tem equipamento apropriado, contrate um guia. Não se exponha ao perigo.

Mais informações nos sites:
www.saobentodosapucai.sp.gov.br